PARTE 1 – PSICOEDUCAÇÃO Transtorno de Déficit de Atenção (TDA)


PARTE 1 – PSICOEDUCAÇÃO 

Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) 

Prof. Danielle C. Gomes
Psicopedagoga
Educadora

O QUE É ATENÇÃO?
Esforço de focalização do pensamento em um estímulo específico.
Transtorno de ordem neurobiológica e pode ser causada por:
v – fatores genéticos (7 genes estão relacionados aos
sintomas de desatenção e hiperatividade)
v –   fatores ambientais e psicossociais.
ASPECTO CENTRAL DO TDAH :
DISFUNÇÃO
EXECUTIVA (elementos envolvidos na inibição, na memória de trabalho e em
estratégias organizacionais, necessárias para a preparação de uma resposta).
* DSM IV
TDAH –
TIPO DESATENTO
Mais
frequente no sexo feminino, a hiperatividade pode não ocorrer; eleva a taxa de
prejuízo acadêmico.
TDAH –
TIPO IMPULSIVO
Traz
sintomas severos de impulsividade (comportamento de tiques ou TOC), que alteram
e prejudicam a relação social, além da hiperatividade.
TDAH –
TIPO COMBINADO
Traz
sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade em níveis
elevados/significativos.

INFORMAÇÕES RELEVANTES:

– Devem
ser tratados o mais precocemente (enquanto há plasticidade cerebral) para
evitar problemas secundários na vida adulta.
– 2/3 das
crianças com TDAH irão apresentar TDAH na fase adulta e 85% dos adultos com
TDAH apresentarão comorbidade psiquiátrica (Transtornos de conduta, Transtornos
afetivos e Transtornos ansiosos).
– De 60 a
70% das crianças com TDAH apresentam uma comorbidade: (Transtorno de conduta,
Transtorno de Ansiedade, Transtorno bipolar, Transtorno Opositor Desafiante,
Tiques (Tourette), etc.)

(Arquivo de Psicoeducação – Espaço Caminhar – Prof. Danielle C. Gomes)

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