PSICODIAGNÓSTICO

Quando os pais são chamados na escola, muitas vezes, as queixas são sobre comportamento, problemas de aprendizagem, atraso escolar e relacionamento (sob diversas formas). Caso a criança não esteja obtendo o desempenho esperado, considerando-se sua faixa etária, há necessidade de Intervenção.

Desta maneira, O PSICODIAGNÓSTICO visa auxiliar a família, a escola e o aluno, no intuito de identificar neste, possíveis Distúrbios, Transtornos ou Dificuldades de Aprendizagem; de ordem Biológica, Emocional, Comportamental e/ou Cognitiva.

O Diagnóstico Psicopedagógico é multidisciplinar e engloba: Triagem, Anamnese, Sessões com a criança, Visitas à escola, Análise de material didático, Devolutiva aos pais e à Escola; girando em torno de 10 a 15 sessões.

Nele, o profissional sugere encaminhamentos a outros profissionais (neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e/ou psicólogos), bem como, torna-se  instrumento para Orientação aos pais e à Escola, no que se refere ao Plano de Atendimento a ser seguido, para melhor atender ao caso.

Nosso diferencial é ser totalmente transparente, com relação às nossas conclusões. Disponibilizamos todos os resultados dos testes aplicados e apresentamos aos Pais, no momento da Devolutiva, por escrito, em forma de Documento de Avaliação e não somente uma única folha de Conclusão ou até mesmo, somente algo verbal.

O PSICODIAGNÓSTICO pode ser realizado por um Psicopedagogo e/ou Psicólogo, sendo que, este possui maiores ferramentas/materiais de aplicação (Testes de Inteligência, Testes de ordem Emocional e Testes Específicos). No momento da Triagem, nós, do Espaço Caminhar, determinamos qual o melhor profissional para realizar o atendimento da criança, em questão; por isso, este momento inicial é tão importante.