CONSEQUÊNCIAS DO TDAH
ASPECTO COGNITIVO
LEITURA
- Déficit de consciência fonológica
- Dificuldade de decodificação
- Baixa fluência
- Vocabulário pobre
- Dificuldade de interpretação
ESCRITA
- Erros ortográficos e de soletração
- Melhor desempenho oral do que escrito
- Dificuldade em gramática
- Dificuldade em organizar as idéias para escrever
- Pobre capacidade de expressão / autocorreção
MATEMÁTICA
- Dificuldade em compreender conceitos numéricos
- Dificuldade em rememorar regras básicas
- Erros por desatenção (sinais das operações +, -)
ASPECTO EMOCIONAL
- COMPORTAMENTO (Distúrbios de conduta, hostilidade e desobediência)
- TRISTEZA, ANGÚSTIA, ANSIEDADE E INSEGURANÇA
ASPECTO SOCIAL
- Algumas crianças não toleram as brincadeiras
constantes e acabam por criar exclusão involuntária da criança com TDAH. - As crianças com TDAH Incomodam em situações
diversas e não conseguem compreender que estão erradas.
TRATAMENTO PARA O TDAH
- Psicoeducação (orientação aos pais/escola)
- Acompanhamento psicopedagógico (desenvolvimento da linguagem e
raciocínio) - Psicoterapia cognitivo comportamental (p/ comportamento hiperativo e
trabalho c/ focalização) - Neuropediatra/Psiquiatra – (Medicação adequada ao caso e acompanhamento
da dosagem)
Sobre a medicação: METILFENIDATO
– Sais mistos de anfetamina + atomoxetina (psicoestimulantes)
– Importante: a Hiperatividade é sintoma, não diagnóstico.
– Melhora a autoestima, a sociabilidade, relação familiar, cognição e desempenho escolar. (não significam remissão total dasintomatologia)
– Efeitos colaterais: Perda de apetite, alteração do sono, dor de cabeça, alteração do crescimento e alteração
cardíaca (por isso deve ter acompanhamento médico)
cardíaca (por isso deve ter acompanhamento médico)
(Parte integrante de Psicoeducação – Danielle C. Gomes – Psicopedagoga e Educadora)