PARTE 2 TDAH PSICOEDUCAÇÃO

Prof. Danielle C. Gomes
Psicopedagoga
Educadora

 

CONSEQUÊNCIAS DO TDAH
ASPECTO COGNITIVO
LEITURA
  • Déficit de consciência fonológica
  • Dificuldade de decodificação
  • Baixa fluência
  • Vocabulário pobre
  • Dificuldade de interpretação

 

ESCRITA
  • Erros ortográficos e de soletração
  • Melhor desempenho oral do que escrito
  • Dificuldade em gramática
  • Dificuldade em organizar as idéias para escrever
  • Pobre capacidade de expressão / autocorreção

 

MATEMÁTICA
  • Dificuldade em compreender conceitos numéricos
  • Dificuldade em rememorar regras básicas
  • Erros por desatenção (sinais das operações +, -)
ASPECTO EMOCIONAL
  • COMPORTAMENTO (Distúrbios de conduta, hostilidade e desobediência)
  • TRISTEZA, ANGÚSTIA, ANSIEDADE E INSEGURANÇA

 

ASPECTO SOCIAL
  • Algumas crianças não toleram as brincadeiras
    constantes e acabam por criar exclusão involuntária da criança com TDAH.
  • As crianças com TDAH Incomodam em situações
    diversas e não conseguem compreender que estão erradas.

 

TRATAMENTO PARA O TDAH
  • Psicoeducação (orientação aos pais/escola)
  • Acompanhamento psicopedagógico (desenvolvimento da linguagem e
    raciocínio)
  • Psicoterapia cognitivo comportamental (p/ comportamento hiperativo e
    trabalho c/ focalização)
  • Neuropediatra/Psiquiatra – (Medicação adequada ao caso e acompanhamento
    da dosagem)

 

Sobre a medicação: METILFENIDATO
– Sais mistos de anfetamina + atomoxetina (psicoestimulantes)
– Importante: a Hiperatividade é sintoma, não diagnóstico.
– Melhora a autoestima, a sociabilidade, relação familiar, cognição e desempenho escolar. (não significam remissão total dasintomatologia)
– Efeitos colaterais: Perda de apetite, alteração do sono, dor de cabeça, alteração do crescimento e alteração
cardíaca (por isso deve ter acompanhamento médico)

 

(Parte integrante de Psicoeducação – Danielle C. Gomes – Psicopedagoga e Educadora)

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