Devo levar o meu filho para o Reforço Escolar ou para um Acompanhamento Psicopedagógico?

Esta dúvida é constante ao falarmos sobre atendimentos na infância e adolescência.
Falando de Ciência
A Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.
Ela nasceu de uma necessidade: contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de
aprendizagem.
Enquanto prática clínica, tem se transformado em campo de estudos para investigadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção.
Como prática preventiva, busca construir uma relação saudável com o conhecimento, de modo a facilitar a sua
construção. O termo psicopedagogia distingue-se em três conotações: como uma prática, como um campo de investigação do ato de aprender e como umsaber científico.
Quem é o Psicopedagogo?
O Psicopedagogo é um profissional pós graduado em Psicopedagogia. Ele pode ser graduado em diversas áreas, não necessariamente da saúde ou educacionais, mas sua especialização o torna capacitado a trabalhar em consultórios particulares, empresas e escolas.
Dentre as suas atividades estão a Avaliação Psicodiagnóstica, Intervenção Psicopedagógica e Acompanhamento Psicopedagógico.
Ele não é habilitado a aplicar testes Psicológicos, mas possui outros recursos para a avaliação de crianças e adolescentes.
Seu trabalho geralmente é em conjunto com um psicólogo, pois as profissões se completam. Crianças acompanhadas por psicopedagogos e psicólogos estão mais propensos a melhoras no quadro clínico.
Os Psicopedagogos também são habilitados a trabalharem com orientações escolares.
Devo chamar um Psicopedagogo ou um Professor de Reforço?
Professores de Reforço não necessariamente são pós graduados em Psicopedagogia.
O reforço escolar se refere a criação de hábitos escolares para melhor aproveitamento educacional. A criança ou adolescente reforçará conteúdos de sala de aula e fará atividades extras. O reforço escolar está extremamente focado na memorização e treino.
O Acompanhamento Psicopedagógico possibilita que o aluno seja estimulado e que seu desenvolvimento cognitivo seja realizado de acordo com suas competências e habilidades. A criança aprenderá com recursos alternativos, facilitando as novas aquisições.
Quer saber mais sobre Psicopedagogia ou Reforço Escolar? Mande-nos a sua pergunta.
Será um prazer ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.